« voltar        03/04/2013 - Saiba como funciona o Skype, e como migrar do MSN!         
 

 

Saiba como funciona o Skype

 

O Skype é uma aplicação peer-to-peer, o que significa que seus usuários se conectam uns com os outros diretamente e não por meio de um servidor central de comunicação. O serviço utiliza inicialmente servidores baseados na internet para autenticar seus usuários à medida em que eles se conectam e também para rastrear o status da comunicação.

Entretanto, no momento de um bate-papo virtual, mensagem instantânea, chamada de voz ou transferência de arquivo, as partes envolvidas são agrupadas em uma conexão direta P2P. Se um ou os dois usuários estão conectados por meio de uma rede corporativa tradicional Network Address Translation (NAT) e diante de um firewall, a comunicação pode ser transmitida em cadeia por meio de um supernode (computador com uma configuração específica que deve ter uma conexão direta à internet) porque o modelo P2P não pode ser estabelecido atrás de uma NAT. No caso de transferência de arquivo, você verá uma mensagem indicando que sua transferência está sendo transmitida.

Uma das primeiras preocupações dos profissionais de segurança é que é muito fácil para um cliente do Skype encontrar uma maneira alternativa à configuração corporativa de firewall. O Skype faz isso por meio da utilização das portas 80 e 443, que estão abertas na maioria dos firewalls para permitir a navegação na internet. Além disso, o Skype pode redirecionar o tráfego se a porta inicial acessada durante a instalação não estiver disponível. Isso faz bloquear o Skype em um firewall mais difícil, desde que as portas que o serviço utiliza possa mudar quando necessário.

 

 

 

 

O Skype também criptografa cada comunicação com uma chave criptográfica única AES de 256 bits. Isso significa que cada comunicação utilizará uma diferente chave cada vez que você se comunicar, o que torna grampos telefônicos quase impossíveis.

Outra coisa para se ter em mente sobre a segurança do Skype é relacionada aos Supernodes, que direciona o tráfego do Skype. Conforme dito anteriormente, o Supernode é um computador com uma específica configuração que deve ter uma conexão direta à internet e não pode estar atrás de um firewall utilizando a rede NAT. E eles devem ter um endereço IP real público e passível de roteamento. Além dessas restrições, os Supernodes podem ser quaisquer computadores de usuários do Skype que atendam as exigências mínimas de hardware.

Agora que o usuário já tem um entendimento mais amplo sobre como o Skype funciona, pode analisar de fato, se ele é perigoso ou não.

 

 

 

Detalhes para Migração:

A Microsoft anunciou, no fim de 2012, que irá aposentar o MSN Messenger no primeiro trimestre deste ano. Os mais de 100 milhões de usuários do serviço de bate-papo serão migrados para o Skype, adquirido pela Microsoft em maio de 2011.

Na quarta-feira(9), sites internacionais, como o “The Next Web”, afirmaram que o MSN será descontinuado em 15 de março por conta de um e-mail que estaria sendo enviado para usuários, o que não foi confirmado pela Microsoft.

Em comunicado enviado, a Skype diz que, “como anunciado anteriormente, iremos aposentar o Messenger no primeiro trimestre de 2013″. A data do dia 15 de março não foi confirmada pela companhia. O texto ainda pede que usuários baixem o Skype e entrem com suas contas do Messenger para fazer a migração e continuar falando com os seus contatos.

Migração
Para iniciar o processo de migração, clique aqui. Na página, será exibida a tela de login do Skype. Há três opções possíveis:

– Acessar com as credenciais do próprio Skype, caso o leitor já possua uma conta ativa;
– Conectar usando as credenciais de uma conta válida do Hotmail ou do Windows Live;
– Conectar com uma conta do Facebook.

Para que o processo de migração do MSN funcione com sucesso, conecte usando as credenciais de uma conta do Hotmail. Informe os dados necessários para a autenticação no serviço e clique em “Entrar”.

Nesta etapa do processo, o usuário poderá optar em usar uma conta válida do Skype ou criar uma nova para que ela seja vinculada à conta do MSN. Clique no botão que corresponder a alternativa de sua preferência.

O processe de migração dos contatos ocorrerá nesta etapa. Para isso, basta clicar na opção “Unir contas”.

O processo pode demorar alguns instantes, pois depende da quantidade de contatos. Ao término, é só executar o Skype e autenticar-se no serviço usando as credencias da conta da Microsoft.

Alguns usuários relataram problemas no procedimento de migração. Entre as soluções encontradas para contornar o inconveniente foi necessário reinstalar o Skype e reiniciar o PC.

 

Conteúdo Retirado do Site G1 - Link: http://g1.globo.com/platb/tira-duvidas-de-tecnologia/2013/01/11/saiba-como-migrar-do-msn-messenger-para-o-skype/

Mais Informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Skype

Home | Empresa | Destaques | Notícias | Localização | Fale Conosco Formulário de Formatação
DuoTech Tecnologia
  DuoTech Tecnologia
Fone: (54) 3045-1488  |  3045-1699  |  9131-1517
E-mail: duotech@duotech.inf.br
Rua da Brigada Militar, 234
Bairro: São Cristóvão
Passo Fundo - RS
A loja de informática DuoTech, atua na cidade de Passo Fundo, com venda e manutenção de computadores, notebooks e periféricos.
© Copyright 2018   www.duotech.inf.br
Todos os Direitos Reservados 
Desenvolvimento: